Tenha Ciência: meu projeto de pesquisa (Isabel Amorim)

Meu nome é Isabel de Sousa Amorim, sou Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, com período sanduíche (Ciência Sem Fronteiras) na Universidade Técnica da Dinamarca – DTU.

Atualmente estou desenvolvendo um projeto de pós-doutorado interdisciplinar que envolve o Departamento de Estatística e o Departamento de Ciência dos Alimentos da UFLA em parceria com a DTU, via PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado).

Meu projeto consiste de duas partes. A primeira parte, mais teórica, consiste no estudo de modelos lineares mistos e no desenvolvimento de funções/pacotes no software livre R para que estes modelos possam ser aplicados por pesquisadores de áreas mais aplicadas. A segunda parte, mais aplicada, busca avaliar o desempenho de um painel sensorial, otimizando o tempo de treinamento dos provadores, considerando o efeito de provador como aleatório e o efeito de produto como fixo, o que caracteriza um modelo de efeitos misto.

Com o desenvolvimento desta pesquisa, pretendo contribuir com avanços e resultados importantes para a área de modelos lineares mistos, bem como na aplicação de métodos estatísticos, que são de grande importância na análise descritiva quantitativa para definir a qualidade sensorial de um produto. Esta metodologia tem uma aplicação direta na Engenharia de Produção, na fase de desenvolvimento de novos produtos. A aplicação dos modelos lineares mistos vai permitir avaliar as similaridades entre os produtos, bem como as diferenças individuais entre os provadores, considerando a variabilidade devido ao efeito de escala, a discordância entre os provadores e também a repetibilidade e a reprodutibilidade dos mesmos.

O pacote do R denominado SensMixed já foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca, que me convidou para fazer uma visita técnica com o objetivo de finalizar a redação de dois artigos. Mas não há verbas para financiar essa viagem, mesmo sabendo que esta visita teria grande contribuição para desenvolvimento desta pesquisa.

Este é um resumo bastante simplificado do meu projeto de pesquisa. É importante ressaltar que todo os avanços feitos até o momento podem ser perdidos, caso o governo brasileiro insista no corte de verbas das bolsas de pesquisa.

#tenhaciência

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s