Carta aberta ao G1 e a RPC em virtude da matéria: “Experiência com palavras de amor e ódio muda forma de arroz em escola do Paraná”

Caros G1 e RPC (Paraná), venho através desta, dizer que li com muita estranheza e preocupação a matéria “Experiência com palavras de amor e ódio muda forma de arroz em escola do Paraná”, escrita por Alana Fonseca, publicada no dia 31/05/2017 em vossos portais de internet. (http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/palavras-de-amor-e-odio-fazem-parte-de-experiencia-e-mudam-forma-de-arroz-em-escola-do-parana.ghtml)

A ciência tem papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. É através dela, a ciência, que desenvolvemos novas tecnologias, consequentemente, criamos as possibilidades de termos um mundo melhor.

É o conhecimento científico que nos permite desenvolver novos medicamentos, capazes de erradicar doenças e/ou ampliar o tempo de vida de pessoas e animais. Essa mesma ciência desenvolveu aparelhos de Raios-X, que identificam com exatidão o local e a extensão de uma fratura óssea. Criamos aviões, computadores e smartphones. Investigamos o espaço. São infinitos os exemplos!

Tudo isso só foi possível graças ao método científico, que é o conjunto de normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo.

O método científico é composto dos seguintes elementos:
• Caracterização – Quantificações, observações e medidas.
• Hipóteses – Explicações hipotéticas das observações e medidas.
• Previsões – Deduções lógicas das hipóteses.
• Experimentos – Testes dos três elementos acima.

Nada disso foi levado em consideração no “experimento” da professora Ana Paula Frezatto Martins. Esta professora está induzindo seus alunos ao erro, e vocês, como um dos mais importantes veículos de mídia do país, também o fazem, estão induzindo o vosso público a acreditarem em algo que chamamos de pseudociência. E isso é grave!

Neste experimento do Paraná, os “trabalhos” de Masaru Emoto foram utilizados como referência, no entanto, eles carecem de comprovação. Tudo o que este senhor publicou nesse sentido, jamais pôde ser reproduzido. Sendo inclusive questionado pela comunidade científica internacional. Ou seja, é falso.

No que diz respeito a professora Ana Paula, imagino que a sua intenção tenha sido a melhor possível. Mas, é preciso ter em mente que, é possível ensinar valores as crianças, sem que para isso lance-se mão de uma farsa, no caso, o experimento utilizado.

Por tudo que foi dito acima, peço encarecidamente que vocês se retratem, coloquem uma errata ou tirem essa reportagem do ar. Essa reportagem propaga mentiras, e isso, obviamente, não contribui em nada para ninguém.

“…ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles.” (Charles Darwin)

Anúncios

7 comentários em “Carta aberta ao G1 e a RPC em virtude da matéria: “Experiência com palavras de amor e ódio muda forma de arroz em escola do Paraná”

  1. A ciência é útil mas também é burra e limitada. e jamais se esgotou em si mesma. Hoje métodos integrativos e alternativos são aceitos e verdades absolutas inexistem exceto na ignorância de alguns metodocratas…… Então vamos abrir a mente e deixar de besteiras e de ignorâncias….. Carlos Henrique Alves Martinez professor univeritario

    Curtir

    1. O tal “experimento” nao tinha nem um “arroz controle”… por favor, me diz que vc é professor universitário da Trump University… porque senão tenho dó dos nossos alunos.

      Curtir

      1. VC Tá sendo AGRESSIVO E IGNORANTE E TENHA CUIDADO POIS AO ATINGIR PESSOALMENTE POSSO LHE PROCESSAR JUDICIALMENTE, SEU . . . VC NÃO CONSEGUE DEBATER NA ESFERA DOS MÉTODOS E DA IGNORÂNCIA DA CIÊNCIA, QUE NADA DIZ A RESPEITO DAS COISAS METAFISICAS , RETIRE SEUS COMENTÁRIOS AGRESSIVOS E ENGULA E DIGIRA O QUE DISSE. A CIÊNCIA AINDA NÃO EXPLICOU A FÍSICA QUÂNTICA, A ESPIRITUALIDADE E A METAFISICA QUE EXISTE, NÃO EXPLICOU DEUS, ENFIM É BURRA E LIMITADA A CIÊNCIA E SEUS MÉTODOS E TEM QUE SER ASSIM, POIS SE PRENDEM A REALIDADE, E MELHOR EXPLICAM COISAS ASSIM, MAS É LIMITADA E BURRA A CIÊNCIA E SEUS MÉTODOS EM NOME DE PRESERVAR A REALIDADE QUE PODEMOS CAPTAR. COITADAS DAS PESSOAS QUE ESTÃO AO SEU LADO QUE VIVEM COM UMA PESSOA IGNORANTE COMO VC. A CONSCIENCIOLOGIA EXISTE E FUNCIONA E NENHUM POBRE MÉTODO HUMANO PODE COMPROVAR, DEIXE DE SER IDIOTA E BURRO. NÃO GOSTARIA DE BAIXAR O NÍVEL, MAS VC ME FORÇOU A TAL, NÃO QUERO MAS DISCUTIR COM UM IDIOTA COMO VC. GOSTARIA DE DISCUTIR AS COISAS SEM PESSOALIDADES, SOU PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE SUCESSO E LHE AFIRMO AS VERDADES QUE VC E A CIÊNCIA SABEM SÃO MUITO INCIPIENTES E LIMITADAS, APRENDA POIS MEUS ALUNOS APRENDEM MUITO COMIGO. SINCERAMENTE FICA DIFÍCIL CONVERSAR COM VC E SUAS CRITICAS PESSOAIS POBRES DE ESPIRITO.

        Curtir

    1. Essa é uma das falácias lógicas mais clássicas. Caro Petiano (PTiano? faz sentido…), o método científico diz que quem faz o experimento tem que mostrar evidencias que corroborem com sua hipótese. Se você diz que a Terra é plana, não sou eu que tenho que provar que ela não é…

      Curtir

      1. Como Advogado e Professor Universitário e Pesquisador, afirmo que DEUS existe, que a Consciencia é algo metafisico e exite no ser humano. enfim a espiritualidade é algo real. Hoje recentemente a OMS – Organização Mundial de Saúde, pesquisou e incluiu no CID 10 F-44.3, que inclui a possessão espiritual, é a ciência tentando se aproximar da metafisica. Pensar que somente métodos humanos podem nos dá respostas é algo limitado e que não atende a grandeza do UNIVERSO, DE UM GADU – GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, que sabe tudo e muito e muito e muito mais que o pobre ser humano, com seus métodos limitados e precários diante do todo.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s